Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Ceará se prepara para dar um salto estratégico na indústria automotiva com a retomada da antiga fábrica da Troller, localizada em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza. Agora sob nova gestão e com um modelo de negócios inovador, a planta será reativada nos próximos meses com foco exclusivo na produção de veículos eletrificados — elétricos e híbridos.
Com investimento inicial de R$ 200 milhões e acordos firmados com duas montadoras internacionais (cujos nomes serão divulgados entre maio e junho), a operação será conduzida pela Comexport, empresa parceira do projeto do Polo Automotivo do Ceará. A previsão é que o primeiro modelo seja lançado em novembro de 2025.
A planta seguirá o modelo multimarcas, adotado em mercados como México e Uruguai, e terá capacidade de produzir até cinco modelos diferentes por ano, com uma meta de 30 mil unidades anuais. Inicialmente, a produção será realizada no formato SKD (Semi Knocked Down), com nacionalização gradual de componentes a partir de 2027.
Além de contribuir para a transição energética do setor automotivo, o projeto terá impacto direto na geração de emprego e renda. A contratação de 200 profissionais já está prevista para julho, e a estimativa é de mais de 400 empregos diretos ao longo dos próximos anos. O movimento também deve atrair novos fornecedores e sistemistas da cadeia automotiva, fortalecendo a integração regional com estados como Pernambuco e Bahia.
Segundo Rodrigo Teixeira, vice-presidente da Comexport, o modelo adotado no Ceará poderá servir de referência para reativação de outras plantas industriais ociosas no país. “Queremos ser uma alternativa nacional à produção de veículos eletrificados, ampliando o acesso a esse tipo de tecnologia no Brasil”, afirma.
Essa retomada integra as ações estruturantes do Polo Automotivo do Ceará, consolidando o estado como protagonista no avanço da mobilidade sustentável e no fortalecimento da nova economia industrial do país.
Fonte: BaladaIN